quarta-feira, 18 de junho de 2008

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo!!! É loucura ou Mania?

Olá, tudo bem? Você sabe o que é o TOC? Transtorno Obsessivo Compulsivo, O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade. Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preo­cupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. A definição acima está no site http://www.ufrgs.br/toc/oque_toc.htm e é uma definição técnica.
Mas a pergunta mais interessante é, você tem um TOC? É se voce tem uma mania, um cacuete, um vicio estranho e que voce pratica sempre e que em algum momento atrapalha sua vida....você tem um TOC. Pare!! Pense no seguinte: você todos os dias chega em casa vai lavar as mãos mas antes, voce lava o sabonete?!?!?! Hum.... bom vai lá pode não ser, mas deu vontade de ouvir música....um ato simples corriqueiro e que todos gostamos, mas vc só escuta musica com volume de numero PAR ou IMPAR?!?!?!?!?! Olha lá heim, mas tudo bem....mas ai você vai ao banheiro e num simples gesto de ascender a lampada do banheiro da vontade de ascender com uma mão....apagar com outra ou ascender e apagar só com a mesma mão?!?!?!?!?! Ah! Vai sair de casa e toda vez você volta pra verificar se a porta está fechada, mas se não bastasse isso você tem que abrir e fechar a porta novamente.
Olha ai já é um grande perigo....pois se você tem uma destas manias, você é um forte candidato, mas se vc tem mais de 2 delas....hum...realmente você tem um TOC. Bem e qual o seu TOC, qual o TOC mais estranho que voce ja viu? É muito engraçado, mas eu já conheço várias pessoas que tem um TOC...mas o mais estranho que conheci, foi um amigo que chamavamos de cacuete....ele antes de ligar o carro engata e desengatava a 1ª marcha umas 5 vezes e por cima ainda virava o volante de um lado para outro. Bom cada qual com cada qual...e você? Não fique rindo não....

3 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho isso, penso coisa demais =X

asaushaushaushaushasuha

Anônimo disse...

eu tenho isso, penso coisa demais =X


asuahsuashaushausha

Dany disse...

Toda vez que chego perto do meu namorado, tenho sempre que dar um cheiro nele antes de beijar... isso é TOC?rs